Embu das artes
A Sub-região Sudoeste da RMSP é composta pelos municípios de Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra. A maioria deles abriga remanescentes de Mata Atlântica e apenas o último não está inserido em área de proteção de mananciais (APM). Por esse motivo, podemos observar que esses municípios têm importante papel na conservação dos mananciais e na proteção das áreas que restaram de Mata Atlântica dessa região.
A economia desses municípios, principalmente os que têm 100% de sua área em APMs (São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Itapeceria da Serra e Juquitiba), é predominada pelo mercado informal e pela prestação de serviços, além dos empregos oferecidos nos órgãos públicos da cidade e no comércio local. Devido à proximidade com a capital, é grande o fluxo dos migrantes que chegam à essas cidades e que acabam por comprar lotes, a baixo custo, em áreas irregulares e muitas vezes em loteamentos clandestinos. Esta situação colabora com a formação de bairros grandes onde predominam a pobreza e a exclusão social.
As populações desses municípios vêem a floresta, os rios, a natureza como "impedidores do desenvolvimento devido às restrições da legislação ambiental". Como conseqüência, a grande maioria da população tem ações incompatíveis com a sustentabilidade do desenvolvimento.
Na 2 a. Conferência Regional de Cidades – Região Sudoeste, realizada em 31/7/2005, apresentou-se documento descritivo da região, com dados obtidos junto às Prefeituras, Emplasa[->0], e outros órgãos dos governos estaduais e nacional. Nas Tabelas e Gráficos então publicados, em parte aqui reproduzidos, apresentam-se alguns parâmetros considerados como prioritários para a avaliação das condições das cidades inseridas na Sub-região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo, inclusive comparando esses valores com a metrópole paulistana, com a RMSP e com o Estado de São Paulo, visando