introdução a maças de G.R
APARELHO MAÇAS
O aparelho maças é talvez o mais diferente do cotidiano da criança, mas seu formato de “garrafa” facilita a aprendizagem dos movimentos. A grande contribuição desse aparelho é a promoção da ambidestralidade, pois são necessário que se realizem os movimentos de forma homogênea com ambas as mãos, para que assim haja fluência total na execução.
Outra característica muito interessante são as possibilidades de executar movimentos assimétricos, promovendo assim um refinamento maior dos movimentos adquiridos pelas crianças.
Há uma nomenclatura para o aparelho: cabeça (pequena bolinha), pescoço (toda a parte mais fina) e corpo (a parte mais densa do aparelho).
Os elementos corporais obrigatórios do aparelho maças é o EQUILÍBRIO e PIVOTS.
Muitos são os elementos com o aparelho maças:PEQUENOS CÍRCULOS, MOLINETES, BATIDAS, MOVIMENTOS ASSIMÉTRICOS, LANÇAMENTO E RECUPERAÇÃO DE UMA E DE DUAS MAÇAS MANEJOS: IMPULSOS / BALANCEIOS / CIRCUNDUÇÕES / MOVIMENTOS EM “OITO”/ ROLAMENTO DAS MAÇAS / MOVIMENTOS ASSIMÉTRICOS/ROTAÇÃO LIVRE DAS MAÇAS
1. Forma de segurar: durante a execução da maioria dos elementos as maças devem estar presas ligeiramente pelos dedos, sem tensão. Porém, nos movimentos de grande amplitude, as maças devem ser seguras firmemente pela cabeça, retida ligeiramente pelos dedos, como se fosse um prolongamento dos braços.
2. Pequenos círculos: são rotações contínuas do aparelho que deverá estar seguro pela cabeça da maça e pelas mãos do executor. Podem ser realizados em diferentes planos e direções e devem ser fluentes e executados de forma igual por ambos os lados, direito e esquerdo.
3. Molinetes: são movimentos de pequenos círculos, porém executados com um cruzar e descruzar de punhos. Os punhos deverão estar muito próximos um do outro e deverá haver fluência na execução.
4. Batidas: as batidas podem ser realizadas maça com maça ou maça com solo, segura por qualquer