Quilotorax
Quilotorax é o acúmulo de linfa (líquido orgânico originado do sangue, composto de proteínas e lipídios, que circula nos vasos linfáticos e transporta glóbulos brancos ), no espaço pleural. O termo Quilo, é referente a aparência leitosa da linfa, devido ser uma quantidade rica em gordura. E o tórax é a parte normal da anatomia que se localiza na região superior do tronco, é definido anteriormente pelo osso esterno, lateralmente pelas costelas e posteriormente pela coluna vertebral. O quilotorax é secundário a doenças malignas,trauma,doenças congênitas,infecções e trombose de veia cava superior,é uma causa pouco freqüente de derrame pleural. Ele resulta da obstrução,ou dificuldade de escoamento do quilo,quanto da laceração do ducto torácico.
Etiologia:
A obstrução, a dificuldade de escoamento da linfa,as más-formações linfáticas e a leceração do ducto torácico são os mecanismos fisiopatoloicos que resultam na formação do quilotórax.
Sintomas:
-Dor (tipo,pontada;exarcebada com movimentos respiratórios e tosse e pode irradiar para o ombro);
-Tosse(seca e quintosa)
-Dispneia
-Febre
Sinais:
- Assimetria do tórax com redução da expansividade do hemitórax comprometido.
-Aumento da resistência á palpação.
-Diminuição/Abolição das vibrações vocais.
-Macidez/sub-macidez á percussão,consoante a extensão do derrame.
-Diminuição/Abolição dos murmúrios vesiculares à auscultação.
-Presença de sopro pleurítico no limite superior do derrame.
-Possíveis atritos pleurais.
Artigo : I-Marcelo Alexandre Costa Vaz (Doutor em Pneumologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Coordenador do Grupo de Doenças Pleurais da Faculdade de Medicina do ABC,São Paulo) II-Paulo Pêgo Fernandes (Professor Associado da Disciplina de Cirurgia Torácica e Cardiovascular do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo- FMUSP.Médico Assistente do Serviço de Cirurgia Torácica do Instituto do Coração