Toracotomia
Este trabalho tem como objetivo abordar algumas cirurgias torácicas em que é utilizada a técnica cirúrgica chamada toracotomia. A cirurgia visa coleta de material para diagnóstico laboratorial ou remoção/correção de partes lesadas. Também como objetivo do trabalho, iremos abordar os cuidados de enfermagem e os tipos de drenos utilizados em tais cirurgias, Pretendemos, com isto, que a informação contida, seja em todos os aspectos, completa, exata, apropriada e de fácil compreensão. Que sirva de ferramenta básica para posteriores pesquisas estudo e o melhor conhecimento do tema e da matéria de Centro Cirúrgico.
TORACOTOMIA
Podemos definir toracotomia como qualquer abertura na cavidade torácica, seja para observar órgãos internos, obter amostras de tecido para sua análise e para o tratamento das doenças dos pulmões, do coração ou das artérias principais. Antigamente a toracotomia era bastante utilizada em muitos desses casos, mas com o passar dos anos e com o avanço tecnológico, alguns procedimentos puderam ser feitos através das chamadas cirurgias torácicas vídeo-assistida (CTVA), o que diminuiu bastante o numero de toracotomias realizadas, pois a CVTA é menos invasiva, pois possuem a vantagem de ser menos mórbidas e ter menor taxa de internação hospitalar.
O objetivo principal é promover a remoção de conteúdo líquido, gasoso, purulento ou sanguinolento do interior da cavidade pleural, utilizando drenos, que sao tubos que servem para fazer a drenagem destes liquidos. Algumas das indicações da drenagem torácica que iremos abordar são: Pneumotórax, Hemotórax, Empiema, Derrame Pleural, Quilotórax.
PNEUMOTÓRAX
Pneumotórax consite em ser um procedimento de urgência médica, podendo ocorrer subta e espontaneamente em indivíduos saudáveis. É dividido em espontaneo, hipertensivo, secundário e traumático. O primeiro é quando não hé nenhum fator desencadeante , ou seja, como o nome já diz surge