Toracotomia, Safenectomia e CEC
1.1 SIGNIFICADO DE TORACOTOMIA
Cir. Incisão no tóxax
Sg. toraco= TORAX + tomia= ABERTURA
1.2 DEFINIÇÕES
A toracotomia é uma intervenção que consiste na abertura da parede torácica para observar os órgãos internos, obter amostras de tecido para a sua análise e para o tratamento das doenças dos pulmões, do coração ou das artérias principais.
Apesar de este procedimento ser um dos mais exactos para avaliar as doenças pulmonares, trata-se sempre de uma intervenção cirúrgica importante e, por conseguinte, pratica-se com menor frequência que outras técnicas de diagnóstico. A toracotomia utiliza-se quando os procedimentos de toracentese, a broncoscopia ou a mediatinoscopia não dão informação suficiente. É possível identificar a causa do problema pulmonar em mais de 90 % das pessoas que se submetem a esta intervenção, porque se pode observar e seleccionar o ponto de onde se extrairá uma amostra de tecido que pode ser de tamanho suficiente.
A toracotomia pratica-se sob anestesia geral na sala de operações. Faz-se uma incisão na parede do tórax e extraem-se amostras de tecido pulmonar para o seu exame ao microscópio. Quando se requerem amostras de ambos os pulmões, é frequente separar em dois a caixa torácica. Em caso de necessidade, é possível extirpar um segmento do pulmão, um lobo ou o pulmão completo. A seguir, introduz-se um tubo torácico que se deixa colocado durante 24 a 48 horas. Geralmente, o doente permanece hospitalizado durante vários dias.
1.3 OBJETIVOS
Parede torácica
Pleura
Pulmões, traquéia e brônquios
Pericárdio, coração e grandes vasos
Esôfago
Mediastino
Diafragma
Abdome superior
1.4 CONDIÇÕES ESSENCIAIS
Centro cirúrgico equipado
Posição do paciente
Anestesia e ventilação
Equipe treinada
Diérese e hemostasia
Síntese
1.5 Classificação
1.5.1 Simples: via de acesso confinada ao tórax
Unilateral
Bilateral
Mediana
1.5.2 Combinadas: via de acesso estendida ao pescoço ou ao