Resenha Linguagem e Persuasão
1. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. 15ª Ed. São Paulo: Ática, 2001.
2. CREDÊNCIAIS DO AUTOR/OBRA
Adilson Odair Citelli, doutor em literatura brasileira pela USP, Mestre em Letras. No ano de 1995 tornou-se livre docente na mesma instituição, com tese defendida sobre a educação. Trabalha principalmente com orientação e teses na área da comunicação e linguagem.Antes porém de terminar sua graduação em letras, esteve preso em função de atos não compatíveis com a ditadura.
3. BREVE SÍNTESE DA OBRA
O livro Linguagem e Persuasão apresenta 77 páginas, dividido em sete capítulos, sendo eles: Informação sem persuasão?; A tradição retórica; Signo e Persuasão; Modalidades discursivas; Textos persuasivos; Vocabulário crítico; Bibliografia comentada.
Capítulo 1 - Informação sem persuasão?
Inicialmente Citelli faz uma breve introdução sobre o tema (persuasão), utilizando de um exemplo real. Este exemplo utilizado é de uma revista que se dizia neutra, imparcial, que não utiliza da persuasão. Porém, ao afirmar isso, está sendo persuasiva, pois está usando de uma afirmação para convencer alguém de sua imparcialidade. Após tal exemplo, o autor conclui que não há texto sem persuasão, mas sim diferentes graus dessa. Ainda segundo Citelli, “o elemento persuasivo está colado ao discurso como a pele ao corpo”.
Capítulo 2 - A tradição retórica
Primeiramente neste capítulo Citelli, nos demonstra um pouco sobre a “tradição do discurso clássico”, pois segundo o mesmo a própria persuasão, implica em retomar esse assunto. O autor cita as escolas gregas, que contribuíram muito para as artes de domínio da palavra, mas também nos fala que o problema não era somente a fala, mais também faze-lá de modo “convincente e elegante”. Para isso existia uma disciplina que buscava essa conciliação: a retórica.
O autor ainda afirma que com a retórica e a persuasão, pode-se convencer alguém de algo que pode ou não ser verdadeiro, ou de algo verossímil, este