Quilomícron
Definição:
- Quilomícrons: É a principal forma de transporte dos triglicerídios da dieta (exógeno) até os tecidos e ao figado.
- VLDL (Lipoproteina de densidade muito baixa):Transportam triglicerídios de origem endógena desde o fígado e, em menor quantidade, do intestino delgado para os tecidos.
IDL(Lipoproteina de densidade intermediaria):É formada na transformação de VLDL em LDL.
Classificação: São lipoproteínas, isto é, partículas esféricas de tamanho e densidade variáveis responsáveis pelo transporte de lipídeos no organismo.
O Quilomícron é a maior das lipoproteínas encontradas no corpo humano, apresentando três apoproteínas: apo B48, até hoje apenas encontrada no quilomícron, apo C2 e apo E. Forma-se nas células intestinais a partir dos lipídios que absorvemos e cai no sistema linfático que chega ao ducto torácico, indo dai pra corrente circulatória.
Las proteínas que contienen, principalmente la Apo B48, tienen, entre otras funciones, la estabilización de las moléculas de lípidos en un entorno acuoso como el plasma sanguíneo . A medida que as VDLs atravessam a circulação, ocorre a diminuição do tamanho e aumento da densidade.
Existem vários tipos de apoproteínas (A1,B8,C ...). A mais importante para a manutenção da estrutura do quilomicron é a B48.
O quilomícron é uma lipoproteína de muito baixa densidade (98% de lipídios), que contém um centro hidrofóbico, composto por triglicerídeos e ésteres de colesterol, envolto por moléculas anfipáticas (fosfolipídios, apoproteínas e colesterol) que tornam o quilomícron hidrossolúvel.
Rota exógenaEle só é encontrado no sangue logo após a refeição. Após 12 horas em pessoas normais, quilomicron não é mais encontrado na corrente sangüínea.
Quando mais densa for a lipoproteína, maior será seu conteúdo protéico e menor será sua capacidade de transportar lipídios. [ editar ] PatologíasEntre las enfermedades que pueden deberse debido a los quilomicrones se encuentra la