bioquimica
Medicina - Estudo Dirigido 1
Bioquímica Fisiológica Aplicada a Medicina
PERGUNTAS
1) Em que condições bioquímicas os corpos cetônicos serão formados? Quando a quantidade de acetil-coa excede a capacidade oxidativa do fígado.
2) Por que os corpos cetônicos são importantes fontes de energia para os tecidos periféricos? Pois são solúveis em solução aquosa, portanto, não necessitam de lipoproteínas para transporte até os tecidos extra hepáticos.
3) Quando o cérebro usa corpos cetônicos como fonte de energia? Quando houver muitos corpos cetonicos.
4) Qual o primeiro passo para a formação de acetoacetil CoA? Degradação incompleta de ácidos graxos, reversão da tiolase na oxidação de acidos graxos.
5) Por que o fígado não metaboliza os corpos cetônicos formados? Pois o fígado não possui a enzima tiolase.
6) Por que células sem mitocôndrias não metabolizam corpos cetônicos? Pois elas não oxidam com eficiência o acetoacetato e o 3-hidroxibutirato.
7) Qual a conseqüência de excesso de corpos cetônicos no indivíduo com diabetes melitus? Diminuição do PH, cetoacidose e hiperglicemia. A glicose deve ser descartada pela urina, eliminando assim, muita agua. Assim a cetoacidose é potencializada.
8) Na síntese de colesterol temos a presença de NADPH. Qual é a via produtora deste poder redutor para as biossínteses? Via das pentoses.
9) Como é sintetizado o HMG-CoA? 2 moleculas de acetil-coa + enzima tiolase = acetoacetil-coa. Acetoacetil-coa + acetil-coa + HMG-coa sintase = HMG-coa
10) Descreva a síntese de mevalonato. HMG-coa + 2 NaDPH + HMG-coa redutase = Mevalonato
11) Descreva todas as maneiras de regulação da síntese de colesterol. Inibição Retroativa: O acumulo de colesterol inibe a HMG-Coa redutase.
Hormonal: Glucagon - favorece a forma inativa de HMG-coa redutase. Insulina – favorece a forma ativada da HMG-coa redutase.
Transcrição mediada por esterol: colesterol causa uma