Meio AMbiente
Desenvolvimento sustentável: meio, depende de planejamento,
Crescimento econômico: temos lucro
Desenvolvimento econômico: questões sociais, comunidade, menor impacto ambiental,
Declaração de Estocolmo: defender e melhorar o ambiente humano, atuais e próximas gerações.
Relatório, conceito de desenvolvimento sustentável: aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
1992 - rio 92/eco 92: aprovada agenda 21, incorporar os princípios do desenvolvimento sustentável em suas políticas publicas.
Rio +20, o que não deu certo no eco 92.
Nos últimos anos, termos como sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e responsabilidade corporativa tornaram-se comuns na sociedade, mas, por serem bastante abrangentes, ainda são pouco compreendidos. Assim, o conteúdo apresentado neste tema consiste em uma análise da evolução histórica do conceito de sustentabilidade e da importância da sinergia entre suas três dimensões – Econômica, Social e Ambiental. Além disso, é investigado como os stakeholders ou partes interessadas afetam e são afetados pelo desempenho socioambiental de uma organização.
Espera-se, com este tema, estimular reflexões, de modo que se reconheça a necessidade de mudanças no atual modelo de exploração e uso dos recursos naturais, no direcionamento de investimentos, na orientação do desenvolvimento tecnológico e de valores institucionais, em sintonia com as necessidades das gerações atuais e futuras.
Os termos “sustentabilidade” e “desenvolvimento sustentável” são, na realidade, complementares.
O primeiro se relaciona ao fim, ao objetivo, ou seja, aonde se quer chegar, enquanto o segundo diz respeito ao meio, ou seja, à forma como se pretende chegar àquele objetivo.
A sustentabilidade visa contribuir para o desenvolvimento sustentável