absorcao
Quimiotripsina e tripsina sao duas enzimas, que se você pegar um tecido, por exemplo seu braço, e injetar numa regiao inflamada, como sao proteoliticas, fazem uma limpeza na regiao e diminuem a inflamaçao. Sao antiinflamatorios injetaveis. Nao funciona por via oral.
A enteropeptidase está sendo ligada a síndrome do pânico, e síndrome da morte súbita. Isso foi descrito em pessoas que estao em jejum há horas e comem algo bem gorduroso. Comum em caminhoneiros, que comem e vão para o caminhão dormir, e de repente acordam e acham que estão morrendo. Sentem todos os sintomas, pele fria, pensam que estão infartando.
O esfincter de Oddi é comum a secreçao biliar e pancreática.
A secreçao intestinal tambem é estimulada pela gastrina, Ach, substancia P, secretina, entao é logico que sofrerá influencia da mesma forma que a secreçao gastrica e a salivar. Vai ter uma fase cefálica, gastrica e intestinal.
A fase cefalica, quando eu penso em alimento, eu posso aumentar o suco pancreatico e as enzimas digestorias, podendo levar a uma gastrite, por isso nao devemos ficar muito tempo sem se alimentar, principalmente pensando em alimento. O duodeno vazio, cheio de quimiotripsina, é otimo para fazer ulcera.
A proteina do alimento estimula a gastrina que pode interferir com a secreçao aumentada, também a distensao gastrica. A secreçao acida leva ao aumento de secretina, os ácidos graxos levam ao aumento de CCK, a CCK aumenta com quase tudo.
Entao, o intestino, ele faz, digestao e absorçao. (mostra uma imagem de reação inflamatória intestinal)
A digestão é a quebra, a redução, do nutriente, a condições menores, para que ele possa ser absorvido.
Entao voce vai reduzir o nutriente a um tamanho que ele consiga passar pela membrana, seja de maneira passiva, ativa ou facilitada.
Entao, por exemplo, o amido, o glicogenio que compoem grande parte da nossa dieta, o amido sofre açao da amilase, essa amilase é mais comum na saliva, mas a gente