Absorção
1. INTRODUÇÃO É o método que utiliza em um circuito uma substância sólida ou líquida, com capacidade de absorver outra substância líquida ou gasosa. Este processo é também chamado de Processo Químico de Secagem, pois o ar é conduzido no interior de um volume através de uma massa higroscópica, insolúvel ou deliquescente (que absorve a umidade do ar), processando-se uma reação química.
A secagem por absorção não é tão importante na prática, uma vez que os custos operacionais são muito altos e a eficiência é muito baixa para a maioria das operações. A umidade no ar comprimido forma um composto com o agente secador no tanque. Isso faz com que o agente secador se distribua; é nesse momento que ele é descarregado na forma de um fluído na base do tanque. A mistura deve ser drenada regularmente e o agente de fluxo deve ser substituído. As características do processo de absorção são:
• Instalação simples do sistema;
• Baixo desgaste mecânico, por não possuir partes que se movem no secador;
• Sem necessidade de energia externa.
As principais substâncias utilizadas são: Cloreto de Cálcio, Cloreto de Lítio, Dry-o-Lite (FOUST, A.S. ET AL,2008).
2. DEFINIÇÃO
Pode-se definir absorção como uma substância sólida ou líquida que se une a uma substância gasosa. A secagem por absorção é puramente um processo químico. É importante lembrar que:
• Tanto vapor de óleo, quanto as partículas de óleo são separadas no secador por absorção;
• Um filtro de poeira deve ser instalado no secador para capturar quaisquer partículas arrastadas juntamente ao agente de fluxo
• Pode ser atingida pressão de pontos de orvalho abaixo de 0 ºC (SOUZA, 2008).
3. APLICAÇÃO
A presença de umidade no ar comprimido é sempre prejudicial para as automatizações pneumáticas, pois causa sérias consequências.
É necessário eliminar ou reduzir ao máximo esta umidade. O ideal seria eliminá-la do ar comprimido de modo absoluto, o que é praticamente impossível.
Ar