Absorção
1.1 Ondas Electromagnéticas
As micro-ondas, os infravermelhos, a luz (visível), os raios X e os raios são formas de radiação electromagnética. Esta é constituída por campos eléctricos e magnéticos oscilantes, perpendiculares entre si e também perpendiculares à direcção de propagação, Fig. 1.1,
Fig. 1.1 Uma onda electromagnética consiste num campo eléctrico E e num campo magnético B oscilantes, perpendiculares entre si e perpendiculares à direcção de propagação.
O caso mais simples de onda electromagnética é a onda plana monocromática. Esta é infinita, e os campos eléctrico e magnético variam de forma sinusoidal, quer de ponto para ponto, num certo instante, Figs. 1.1 e 1.2, quer em função do tempo, para um ponto fixo do espaço, Fig. 1.2. A distância entre dois máximos (ou mínimos, etc.) consecutivos da curva E = E(x) (Fig. 1.2a) corresponde ao comprimento de onda, . O intervalo de tempo entre dois máximos (ou mínimos, etc.) consecutivos da curva E = E(t) (Fig. 1.2b) corresponde ao período de oscilação, T.
3
Fig. 1.2 (a) Módulo do vector campo eléctrico, segundo a direcção de propagação, para um instante fixo; (b) Módulo do vector campo eléctrico, num certo ponto, em função do tempo.
Pode demonstrar-se que o campo eléctrico de uma onda plana monocromática é dado por
t v x
E(x, t) E0 sin 2 (1.1) sendo E0 o valor máximo (ou amplitude), a frequência da onda (número de oscilações ou ciclos por unidade de tempo, num certo ponto do espaço), e v a velocidade de propagação. O período relaciona-se com a frequência por
1
T (1.2) e com o comprimento de onda por
= vT = v/ (1.3)