Atropodes
São pequenos insetos hematófagos (5x3 mm), com o corpo achatado dorsoventralmente e com as asas reduzidas a 2 escamas dorsais.
Possuem olhos compostos, mas não ocelos. As antenas têm 4 segmentos e a probóscida 3 que ficam dobrados sob a cabeça, quando em repouso.
As fêmeas têm estrutura especial para a cópula: o órgão de Ribaga e Berlese, no 5º esternito ventral, e põem ao todo 100 a 200 ovos.
Há 2 espécies cosmopolitas: Cimex lectularius e Cimex hemipterus, a segunda predominando nos trópicos.
Escondem-se de dia em fendas e orifícios da parede, solo, móveis etc. e picam durante a noite. A picada, além de molesta, pode produzir alergias.
São controláveis com inseticidas.
Pulgas ou Siphonaptera
Insetos sem asas da ordem Siphonaptera e com aparelho bucal de tipo picador-sugador.
As pernas estão adaptadas para o salto.
Na fase adulta são hematófagos, vivendo sobre o corpo de aves ou mamíferos, seja como parasitos seja como micro-predadores.
Participam na transmissão da peste bubônica e do tifo murino. Elas são hospedeiras de alguns cestóides.
A grande maioria das pulgas são pequenos organismos que medem 1 a 3 mm de comprimento, sendo os machos um pouco menores que as fêmeas.
As pulgas vivem parte do tempo sobre os animais de onde retiram seu alimento e parte nos ninhos e lugares de permanência deles.
Aí põem seus ovos e desen-volvem-se as larvas e pupas.
Xenopsylla cheopis põe 2 a 6 ovos por vez e, durante toda sua vida, 300 a 400. Eles eclo-dem em cerca de 16 dias.
As larvas lembram as de moscas, movem-se facilmente e se nutrem dos detritos orgâ-nicos que encontra. Após 2 mudas pupam e, com mais 1-2 semanas, nascem os adultos.
Fêmeas e machos adultos alimentam-se exclusivamente de sangue, mas suportam 1 a 2 semanas de jejum.
Alimentadas, as pulgas do rato (Xenopsylla) vivem 100 dias, as do cão (Ctenocepha-lides) 200 dias e a das casas (Pulex irritans) mais de 500 dias.
Cada refeição dura 15 a 20 minutos. Em geral,