Artropodes Capitulo De Biologia
O filo Arthropoda é o maior filo do reino animal, engloba mais de três quartos das espécies que são conhecidas. O número de espécies que foram registradas pode passar de 900.000. Incluem-se os caranguejos, carrapatos, centopéias, insetos, aranhas e etc.
Assim como os anelídeos, os artrópodes são animais que possuem segmentação em seu corpo. Possuem um sistema de órgãos bem desenvolvidos.
São animais ativos, com muita energia. A maioria dos artrópodes são herbívoros, porém usam todas as formas de alimentação.
Apesar de transmitirem doenças que causam danos a saúde humana, são essenciais na polinização de muitos vegetais utilizados na alimentação humana. Produzem o mel, a cera de abelha, servem de alimento, etc.
São encontrados em todos os tipos de ambiente, algumas espécies vivem em locais que outro animal não consegue sobreviver. Desde as profundezas oceânicas até altitudes bastante elevadas.
Por que os Artrópodes Conseguiram Atingir Tamanha Diversidade e Abundância
Possuem um grande número de indivíduos e são bem adaptados a mudanças ambientais, a diferentes habitats, possuem uma grande variedade na alimentação.
1. Um exoesqueleto versátil. O exoesqueleto dos artrópodes possui alta proteção sem comprometer a mobilidade. Contém quitina em sua camada mais externa, a procutícula, que tem a função de proteger contra a desidratação.
2. Segmentação e apêndices para uma locomoção mais eficiente. Cada metâmero apresenta um par de apêndices segmentados, isso permite movimentos complexos.
3. Ar conduzido diretamente às células. Possuem sistema traqueal altamente desenvolvido, e conseguem conduzir o ar diretamente às células através de tubos de ar que se limitam ao tamanho do corpo.
4. Órgãos sensoriais altamente desenvolvidos. Os artrópodes têm os sentidos bem desenvolvidos, tem alta percepção, tato, olfato, audição, equilíbrio.
5. Padrões comportamentais complexos.
6. Limitação de competição intra-específica através da metamorfose. Há artrópodes que