ABSORÇÃO
Absorção é uma operação unitária muito utilizada nas indústrias. Neste trabalho apresentaremos alguns conceitos desta operação onde começaremos com a sua história e o seu processo, virá a ser mostrado em que consiste a Absorção. Apresentaremos também o funcionamento em uma coluna, descrevendo todo o seu processo, a aplicação em escala industrial e no laboratório.
Complementaremos com algumas curiosidades e imagens deste processo. Por fim concluiremos com o gráfico de Estágios de Equilíbrio onde ocorrerá a identificação da sua Linha de Operação e o Número de Estágio de Equilíbrio necessário para uma separação adequada.
2. CONCEITO A absorção é uma operação que consiste na transferência de um componente de uma fase gasosa para uma líquida, na qual é solúvel. A absorção realiza-se fazendo passar o gás através de uma coluna de enchimento sólido que serve de suporte à fase líquida. Na absorção as partículas absorvidas difundem-se através de todo o volume da substância absorvente (Líquida). Esta operação utiliza-se na preparação de soluções de gases, nomeadamente ácido clorídrico, amoníaco, água de cloro e monóxido de carbono. A absorção de gases é um processo com o qual se pretende remover preferencialmente um ou mais componentes de uma mistura gasosa por contato com uma corrente líquida onde esses componentes se dissolvem. A operação inversa chama-se Desabsorção, na qual um componente dissolvido num líquido passa para a fase gasosa. Embora a transferência de massa ocorra em direções opostas os princípios físicos associados tanto à Absorção como à Desabsorção são os mesmos. O componente transferido de uma fase para outra é designado por Soluto, a corrente gasosa é composta pelo gás soluto e o Gás de Transporte, e a corrente líquida é constituída pelo Solvente e o soluto.
3. PROCESSO Os processos de Absorção e Desabsorção são muito usados para produção, separação e purificação de misturas gasosas e concentração de gases, na produção de ácidos