Questões sobre a filosofia platônica
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE PEDDAGOGIA
1° PERÍODO-2013.1
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I
PABLO DE SOUSA LIMA
MAT.: 2013008940
EXERCÍCIOS
1. Qual o papel dos sofistas na antiguidade grega?
O papel dos sofistas era educar o cidadão para a vida em meio a nova realidade na polis e no sistema democrático ateniense, baseados principalmente na arte da retórica.
2. Apresente as principais características da Educação empreendida pelos sofistas.
A Educação sofista baseava-se principalmente na ideia de que não existia uma verdade natural, mas, ao contrário, as leis e os costumes eram questão de convenção social onde os mais fortes se impunham aos mais fracos . Portanto, era necessário aos jovens que se aprofundassem na arte da retórica e no poder de persuasão, pois quem se sobressairia na democracia ateniense seriam aqueles que conseguissem ter suas ideias aceitas pela maioria.
3. No que consiste a Filosofia e a Educação socrática?
O pensamento filosófico educacional de Sócrates defendia a ideia de que cada indivíduo carrega a verdade em seu interior e que o papel do filósofo/educador é ajudar esse indivíduo a, por meio de diálogos e questionamentos, elucidar, trazer essa verdade a tona. E esse processo deve ser contínuo e abrangente, de modo que possa purificar-se do dos preconceitos e das convenções enraigadas.
4. Quais as diferenças entre a maiêutica socrática e a Educação empreendida pelos sofistas? O que a Educação socrática representou para a Paidéia de seu tempo?
Os sofistas ensinavam seus alunos por meio de técnicas prontas e acabadas que seriam necessárias para se ter um bom convívio na polis. Sócrates, por outro lado, considerava que o homem precisava admitir sua ignorância e buscar a verdade dentro de si por meio da indagação e da dialética. Para Sócrates, não bastava ao indivíduo convencer os outros de suas ideias, era necessário refutar a si próprio para obter a verdade plena. E essa verdade deveria