Etica
Introdução
Ética é a parte da filosofia que se dedica a estudar os valores morais, princípios e ideais do comportamento humano dentro de uma sociedade.
Ética vem do grego ethos que pode significar aquilo que pertence ao bom costume, ao costume superior ou portador de caráter.
A ética diferencia-se da moral, pois esta tem seus fundamentos baseados na obediência a costumes e hábitos recebidos, já a ética busca fundamentar as ações morais pela razão.
Divisões da ética.
O estudo da ética dentro da filosofia, pode-se dividir em sub-ramos, após o advento da filosofia analítica no séc XX, em contraste com afilosofia continental ou com a tradição filósofica. Estas subdivisões são:
Metaética: sobre a teoria da significação e da refêrencia dos termos e proposições morais e como seus valores de verdade podem ser determinados
Ética normativa: sobre os meios práticos de se determinar as ações morais
Ética aplicada: sobre como a moral é aplicada em situações específicas
Ética descritiva: também conhecido como ética comparativa, é o estudo das visões, descrições e crenças que se tem acerca da moral
Ética Moral: trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.
Ética na filosofia.
Na filosofia pré-socrática não teve seu inicio se forma absoluta iniciou-se com pequenos e ingênuos preceitos de conduta que basicamente uma forma bem rudimentar de distinguir o bem do mal, o certo do errado. Pois esses filósofos dedicaram-se não a reconhecer e estudar os preceitos humanos de moral, mas dedicaram-se a ontologia o estudo da metafísica e da natureza.
Então surge a ética sofistica voltada para o sair do dogmatismo e passar a analisar questões praticas e analisar as questões cívicas de um cidadão. Como a de administrar negócios públicos em seu econômico essas naquela época eram consideradas as virtudes de um cidadão.
Então eis que surge Sócrates, com sua ética socrática. Sócrates