Paisagens vegetais, ecossistema, biótipos e abióticos
O trabalho presente explicará um pouco sobre as paisagens vegetais, biomas, biótipos e abióticos, zonas polares, zonas desérticas, tundra, ecossistema, paisagens em zonas temperadas e as formações vegetais brasileiras.
1.1 PAISAGENS VEGETAIS O Brasil apresenta um extenso território de paisagens vegetais, que variam com as características naturais e originais dos tipos existentes no país.
Os elementos que mais determinam uma vegetação são os Clima e solo.
Os vegetais são distintos por causa de muitos fatores, um fator é proveniente da quantidade de água que se determinadas plantas necessitam para sua manutenção, nesse caso existem três tipos distintos que são as hidrófilas, hidrófilas e xerófilas floras. No território brasileiro abriga uma variedade de coberturas vegetais provenientes de muitos fatores entre eles está a localização. Apesar de grande diversidade natural da flora presente no Brasil atualmente somente 60 % de áreas conservadas, essas perdas aconteceram para atender as atividades agrícolas, o processo de urbanização e o extrativismo.
As principais vegetações encontradas no Brasil são:
FLORESTA AMAZÔNICA: é uma cobertura vegetal de origem equatorial constituída por uma grande variedade de espécies de plantas hidrófilas, as árvores são de grandes copas largas, (mata fechada).
MATA ATLÂNTICA: corresponde a uma cobertura vegetal tropical com árvores altas e densas, atualmente só existem 7 % dessa vegetação que já cobriu grande parte do Brasil. CAATINGA: vegetação característica de clima semi-árido de ocorre no sertão nordestino, constituído por plantas adaptadas a pouca água. FLORESTA SUBTROPICAL OU ARAUCÀRIA: ocorre na região sul onde prevalece o clima subtropical, hoje só existe 3 % do total original dessa floresta.
CERRADO: vegetação composta em geral por vegetais com troncos retorcidos e folhas grossas, é influenciado pelo clima tropical típico, com duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa.
Pantanal: