equilibrio ecologico
Equilíbrio ecológico consiste na relação que se dá entre os organismos vivos entre si e com o ecossistema, assegurando a sobrevivência das espécies, bem como a preservação dos recursos naturais. Esse estado de equilíbrio também pode ser chamado de sinergia ambiental.
Pode-se definir ecossistema como um conjunto composto de um ambiente físico (ar, água, solo) e os seres vivos que o habitam. No ecossistema são considerados dois tipos de ambientes: um físico ou abiótico, a que chamamos de biótipo, e outro vivo ou biótico, que ocupa o primeiro, denominado biocenose ou comunidade. Sendo assim, Ecossistema = Biótipo + Biocenose.
A natureza demorou milhões de anos para equilibrar os ecossistema, portanto, há na natureza um equilíbrio entre os organismos vivos e o ambiente em que vivem, resultando em ecossistemas com suas trocas e influencias entre organismos e entre eles e o meio. Atualidade
Sabendo-se que todos os consumidores da biosfera obtêm energia e nutrientes para satisfazer as suas necessidades. Dessa forma, embora os ecossistemas variem muito em proporção e em aparência, todos têm uma mesma estrutura de funcionamento, apresentando um fluxo de energia e um ciclo de matéria, da mesma forma que na biosfera. Assim como possuem a necessidade de se reproduzir e de se protegerem dos fatores que lhe são prejudiciais ou melhor que podem afetar no seu desaparecimento. Os seres humanos usam atualmente de 40% a 50% da agua doce corrente á qual a maior parte da população tem acesso. A ainda como fruto da ação humana temos “o aquecimento global” que é um dos temas mais abordados atualmente em diversas áreas do conhecimento.
Ação do homem é a principal causa do desequilíbrio ecológico na atualidade. Entre essas podemos citar o desmatamento, a caça e a pesca sem controle e a urbanização em áreas de matas e florestas (desflorestação). Novidades
Descoberta recente, no caso da medusa do lago de água