Dicionario de biogeografia 2010.1
3990 palavras
16 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍCENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: BIOGEOGRAFIA - 2010.1
DOCENTE BARTIRA ARAÚJO DA SILVA VIANA
DICONÁRIO BIOGEOGRÁFICO
TERESINA, 2010
ORGANIZAÇÃO
Trabalho realizado pelos alunos regularmente matriculados na disciplina de Biogeografia 2010.1, sob a docência da Professora MSc. Bartira Araújo da Silva Viana, responsável pela orientação ao Aluno – Monitor Marcos Daniel Neves Da Silva, participante do Programa de Monitoria da Universidade Federal do Piauí no Período de 2010.1.
ÁRVORE FILOGENÉTICA (I) é uma exibição em forma de uma árvore das relações evolutivas entre várias espécies ou outras entidades que podem ter um antepassado em comum.
ANTROPOGÊNIO (I) São aqueles derivados de atividades humanas, em oposição a aqueles que ocorrem em ambientes naturais sem influência humana. (II) Impactos no meio ambientes gerados por ações do homem.
AUTOECOLOGIA – (I) Considera os organismos como representantes de uma espécie, e como estes reagem aos fatores ambientais, tanto bióticos como abióticos. coabitam. (II) É o ramo da ecologia que estuda a influencia dos fatores externos sobre o animal e o vegetal, ou sobre uma espécie determinada. (III) É uma das subdivisões da ecologia, que estuda o organismo individual ou indivíduos de determinada espécie em relação ao meio ambiente. (IV) Estuda as relações de uma única espécie com seu meio. Define essencialmente os limites de tolerância e as preferências das espécies em fase dos diversos fatores e examina a ação do meio sobre a morfologia, a fisiologia e o comportamento.
BIOCENOSE (I) Associação de espécies de organismos vivos que vivem em equilíbrio ecológico no mesmo habitat. (II) Associação de organismos pertencentes a várias espécies (plantas, animais, microorganismos) que vivem e interagem (em estado de dependência mutua, num determinado período de tempo. (III) É o grupo de espécies vegetais de uma determinada região ou