Aula ECOSSISTEMA
Graduação:
ENGENHARIA
Gestão Ambiental
Adaptação Prof. Cbilyk
2015
créditos: Profa. I. G. F. dos Santos
LEIS DA CONSERVAÇÃO DA MASSA E DA
ENERGIA
“Em qualquer sistema, físico ou químico, nunca se cria nem se elimina matéria, apenas é possível transformá-la de uma forma em outra”.
(Lei da Conservação da massa)
“A energia pode se transformar de uma forma em outra, mas não pode ser criada ou destruída”.
(1ª. Lei da Termodinâmica)
“Todo o processo de transformação de energia dá-se a partir de uma maneira mais nobre para uma menos nobre, ou de menor qualidade” .
(2ª. Lei da Termodinâmica)
FLUXO DE ENERGIA NA TERRA
CADEIA ALIMENTAR E FLUXO ENERGÉTICO
DEFINIÇÕES E ESTRUTURA
“Meio ambiente é o conjunto dos elementos fisico-químicos, ecossistemas naturais e sociais em que se insere o Homem, individual e socialmente, num processo de interação que atenda ao desenvolvimento das atividades humanas, à preservação dos recursos naturais e das características essenciais do entorno, dentro de padrões e qualidade definidos.”
(Coimbra, 1985)
DEFINIÇÕES E ESTRUTURA
“Conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. (Polílita Nacional de Meio Ambiente, Lei 6938, de 31 de agosto de 1981)
“Circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas interrelações”.
(Iso 14001, 1995)
DEFINIÇÕES E ESTRUTURA
• ECOLOGIA
Deriva do grego oikos, com sentido de “casa”, e de logos, que significa “estudo”, assim ecologia significa estudar a “casa”, incluindo todos os organismos que nela habitam e todos os processos funcionais que a tornam habitável.
• “Estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como suas recíprocas influências”.
DEFINIÇÕES E ESTRUTURA
“Por ecologia, entendemos como um conjunto de conhecimentos em relação à administração da Natureza - a investigação de