descartes
1. O que são, exatamente, ideias claras e distintas? Dê exemplos.(O céu existe, a água é fluida)
2. Para Descartes, Deus existe somente pelo fato de ser perfeito? Levando em conta que, para ser um ser perfeito deve haver a perfeição da existência. ( sim, isto é a prova ontológica)
3. O que é empirismo? (uma filosofia que acredita que primeiro deve-se fazer uma experiencia, para depois comprovar a verdade)
4. Qual a relação do cogito com a substância extensa? (eu penso naquilo que é o meu corpo)
5. Não ficou claro o que de fato é res cogitans e a res extensa. (mente e corpo, nesta ordem)
6. Os racionalistas e as empiristas tem visões filosóficas que divergem entre si, elas possuem ligação ou apenas são divergentes? (elas pensam com dois métodos diferentes)
7. O que é / Qual seria um exemplo de um espírito puro e atento, tão fácil e distinta que nenhuma dúvida resta sobre o que compreendermos? (está frio)
8. O que é a famosa prova ontológica da existência de Deus? (um ser para ser perfeito, precisa existir)
9. O que o texto se refere a “ideias que vem de fora”, segundo cogito? (ideias da religiao)
10. O que é a questão do método? (duvido de tudo, até que posso provar de forma racional, que aquilo existe ou é verdade)
11. Por que Descartes não questiona a existência de Deus? (para não ser preso pela Inquisição)
12. Por que ideias claras e objetivas que estão em nossa mente não correspondem a realidade fora do pensamento? (porque nossos sentidos podem nos trair)
13. Referente as consequências do cogito, diz-se que é importante um método de pensamento, qual seria este método de pensamento? (duvido de tudo, até que posso provar de forma racional, que aquilo existe ou é verdade)
14. Por que a revolução científica determinou a quebra do modelo de inteligibilidade apresentado pelo aristotelismo? (porque não eram apenas categorias, mas com o método podia-se fazer experiencias).
15. Qual foi a critica de Descartes e a luta de