informação
a tarefa de avaliar o ambiente interno de uma organização torna possível identificar os pontos fortes e fracos da organização e desenvolver programas que tanto constroem sobre os pontos fortes e superar os pontos fracos. a tarefa se torna ainda mais significativo se os modelos são usados. Tais modelos tornam a tarefa de identificar os vários sistemas e subsistemas atuam internos de bibliotecas e centros de informação muito mais fácil. Alguns sistemas estão inter-relacionais de modo que é difícil de distinguir de um elemento de outra. Em outros momentos, vários sistemas interagem entre si para fornecer outros resultados. Essa liderança é a confusão sobre qual o sistema que realmente está sendo estudado. Através da análise da organização em termos de modelos de uma avaliação mais clara muitas vezes pode ser alcançado.
Kast e Rosenzweing sistema organizacional
O primeiro modelo é baseado em um sistema organizacional e kast Rosenzweig. A organização é vista como um sistema aberto, sociotécnica composto por cinco subsistemas integrados, a saber: objetivos e valores; técnicos; psicossociais; estrutural e gerencial.
Subsistema Gerencial
o subsistema de gestão abrange toda a organização pensamento tarefa de relacionar a organização ao seu ambiente externo da gestão de topo. Isto é alcançado durante toda a função de planejamento e desenvolvimento de programas, recursos humanos, desenvolvimento da coordenação, tomada de decisões, de ligação, marketing, desenvolvimento organizacional, tomada de decisão e autoridade; sendo estas as funções básicas do topo de gestão.
Na avaliação do subsistema de gestão, os valores organizacionais, os objetivos e as políticas devem ser considerados para identificar se estes são estrategicamente relevantes, e se eles estão sendo cumpridos.
Subsistema técnico
subsistema técnico está preocupado com a transformação entradas e saídas.