Descartes
O principal objetivo da filosofia de Descartes é defender o novo modelo de ciência, versus a concepção escolástica que predominava ao final da Idade Média, e refutar o ceticismo. Visava demonstrar que a nova ciência se encontrava no caminho certo ao passo que a antiga havia adotado concepções falsas, como, por exemplo, o sistema geocêntrico de cosmo. Para isso, busca fundamentar e legitimar a ciência, demonstrando de forma conclusiva que o homem pode conhecer o real de modo verdadeiro e definitivo.
2. Porque Descartes considera importante a fundamentação do conhecimento científico?
Descartes considera importante a fundamentação do conhecimento científico porque enxerga nele um caminho, um procedimento, que visa garantir o sucesso de uma tentativa de conhecimento e de elaboração de uma teoria científica isenta de erros e falsidades. O fato que levou Descartes a esta crença foi a constatação de que a tradição estava longe de ter encontrado a verdade e de ter constituído um sistema sólido e coerente que lhe desse autoridade.
3. Qual o papel do método para Descartes?
O papel do método é colocar a razão no bom caminho, assim evitando o erro. Para o filósofo, o erro é resultado de um mau uso da razão, da sua aplicação incorreta em nosso conhecimento de mundo.
4. Por que Descartes considera necessário refutar os céticos?
Descartes considera necessário refutar os céticos porque, tendo em vista que seus argumentos são genuínos, desfazê-los é necessário para fundamentar e legitimar a ciência, demonstrando de forma conclusiva que o homem pode conhecer o real de modo verdadeiro e definitivo.
5. Formule com suas próprias palavras o argumento do cogito.
O argumento do cogito é encontrar um princípio indubitável com o objetivo de refutar o ceticismo. Para chegar a este princípio, Descartes usa três argumentos:
Primeiro argumento: não podemos confiar nos nossos sentidos, tendo em vista que, muitas vezes eles podem