ATIVIDADE DA AULA 01
Qual a finalidade da Filosofia, para a ciência da Administração?Comente.
As mudanças estão acontecendo muito rápido; aquelas que antes demoravam até séculos para acontecer, reduziram-se há meses ou semanas!
Para acompanhar este processo, o bom gestor deve manter sempre a cabeça aberta para novas idéias, que por ventura podem vir a auxiliá-lo. Saídas para crises financeiras, por exemplo, podem não estar nos livros ou nos números, mas numa conversa informal ou em um momento de reflexão.
Para ajudar neste processo, entra em cena a filosofia: a arte de perguntar - não só aos outros, mas a si mesmo também - é ao mesmo tempo uma ciência, que aplicada à administração consegue gerar respostas para problemas aparentemente sem solução.
Às vezes, em um determinado processo, é necessário rever todos os pontos, analisá-los e questionar se deveriam de fato estar ali. Para isto, é necessário por diversas vezes sair do óbvio: saber que nem tudo considerado comum é o mais adequado para toda ou qualquer situação.
ATIVIDADE DA AULA 02
Por que dizemos que a introspecção é o característico da filosofia de Sócrates?
A filosofia a aprtir de Sócrates, mantem o seu caráter especulativo racional, mas centra-se nas questões humanas, torna-se o filosofo da ética. Para Sócrates uma vida sem questionamento racional era uma vida que não merecia ser vivida. O filosofo indagava de forma racional para que os homens pudessem responder a si mesmos sobre quem eram. O conhecimento de si "Conheça-te a si mesmo" tornou-se um dos pontos centrais da trajetória socrática. "Não há moralidade fora do conhecimento". Por esta razão incorporou a frase do oráculo da cidade de Delfos como lema em sua missão: interrogar os homens para que eles se conheçam. A interrogação não seria a mesma para todas as pessoas dai a recusa á escrita que é fixa. Cada um era questionado de forma particular a fim de que obtivessem suas próprias respostas. O método Socratiano é um dialogo. Sem roteiro pré