QUESTÕES-GESTÃO ESTRATÉGICA
SILVIA DUVAL
THIAGO LIMA
1) Os processos organizacionais de construção, aprendizagem, decisão, dentre outros, baseiam-se em algo que se acredita e valoriza. Dentro das organizações existe um conjunto de normas e enunciados que orientam não só a ação dos seus membros nos processos citados, como também em outros como o planejamento e o posicionamento estratégico das empresas. Esse conjunto de enunciados pode assumir nomes diferenciados, como princípios, valores, filosofias, políticas, dentre outros, conforme seja a abrangência, ponderação ou significado que uma empresa quer dar aos mesmos. Nesse sentido. Como podemos relacionar esses enunciados com o processo de planejamento e/ou questão estratégica nas empresas?
Segundo Freitas1, a cultura organizacional é modelo dos pressupostos básicos que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como a maneira correta para se perceber, se pensar e sentir -se em relação àqueles problemas. Neste mesmo sentido, Fleury e Fischer2 definem: “cultura organizacional é um substrato de crenças e valores que fundamentam as práticas formais e informais que constituem a dinâmica de cada organização”. Monteiro, Ventura e Cruz3 acreditam que a cultura organizacional é formada por políticas internas e externas, sistemas, crenças, valores e clima organizacional.
Assim, é possível argumentar que existe uma similaridade entre o conceito de cultura organizacional e os processos organizacionais de construção, aprendizagem e decisão que estão dentro da organização de uma forma acreditada e valorizada, podendo-se afirmar que ambos, tanto a cultura conforme a definição anterior, e os processos, estão institucionalizados como práticas formais e informais dentro da