TRABALHO
O primeiro ponto é que o planejamento pode ser dividido em três etapas: elaboração (aponta os problemas mais importantes – questões estratégicas), implantação (soluciona os problemas) e avaliação (tenta garantir que tais soluções foram implantadas e sua eficácia). O segundo ponto se relaciona com essas etapas, os problemas são fáceis de serem identificados, a solução de tais são difíceis de serem encontradas e mais difícil ainda é garantir que as soluções sejam de fato implantadas.
Diante disto surgiu um interesse em propor uma solução alternativa para as dificuldades. Foram aprofundados quatro elementos teóricos surgidos da relação dos temas: gestão organizacional estratégica e planejamento para o desenvolvimento sustentável. O primeiro elemento é a gestão organizacional, baseada na teoria da administração, que vem da etapa da implantação do planejamento; o segundo e terceiro elementos são arranjo institucional e espaço local, conceitos construídos a partir da teoria do planejamento do desenvolvimento sustentável, o qual baseia o quarto elemento que são as dimensões de sustentabilidade. A relação desses elementos deu fundamento a proposta de um modelo de gestão estratégica, chamado de SiGOS.
Este modelo surgiu a partir da teoria da administração, porém o estudo limitou-se às metodologias de gestão organizacional, com foco na relação organização e meio ambiente, chamada de gestão organizacional estratégica. Nela foram abordados o planejamento estratégico, a administração estratégica e o pensamento estratégico. Dentro da ação estratégica, segundo Sampaio (1999) estão duas ações técnicas: a intra-organizacional – critérios internos da organização; e a extra-organizacional – externos.
A gestão