moda conceitual x moda comercial - pioneiros do designer
. Saia de plepum (pesquisar)
. O que é Conceito? Moda conceitual é uma forma de linguagem utilizada pelos estilistas e designers de produtos para expressar sua criatividade, comunicar ideias, passar mensagens. É a informação desejada por meio de produtos.
. O que é comercial? É a moda encontrada em lojas comerciais, shopping, lojas de departamento, etc... Após um período de consumo linear, ela se torna a famosa “modinha”, vendável e muito copiada.
Perfis de consumo e criação.
- Tradicional: Acomodado, gosta de ler, é indiferente á propaganda, valoriza a durabilidade e preço. Não é ligado em modismo, é motivado apenas pela necessidade e não gosta de chamar a atenção.
- Fashion: É o público que mais consome. Valoriza moda e etiquetas. É socialmente ativo, aceita novidades com facilidade. - Vanguarda: É rebelde, inesperado, inovador, sofisticado, gosta de informação e de se sentir diferente dos demais. Adota moda própria, valoriza estilos e novidades. Não é fiel à etiqueta, são altamente criativos e não tem medo de críticas. Obs: Esses três indicadores servem tanto para delinear o consumidor, como para delinear processos produtivos.
Os pioneiros do desenho moderno.
- Final do sec. XIX - Origens do Design. - Surgiu na Inglaterra pois foi o primeiro pátio industrial. - Nos primórdios da indústrias havia produtos feios e mal acabados. - A roupa espelha as emoções, expressões artísticas e status dos gostos pessoais. - Teóricos:
John Ruskin: Era artesão e valorizava o trabalho artesanal. Dizia que o trabalho da indústria era alienante. Opõem trabalho artesanal com o industrial. Enquanto no trabalho artesanal o trabalhador tem noção do processo inteiro da produção, no trabalho industrial, apenas parte do processo é conhecido. Dizia que a alienação industrial como instrumento de controle. Falava que as maquinas era Moloque, da bíblia, e algumas vezes pregava a destruição