Questões filósofos
Segundo o Dicionário Aurélio: “Forma de pensamento oposta à do pensamento lógico e científico.”
Já no sentido antropológico seria aquilo que é passado de geração em geração e que é considerado verdadeiro dentro de um grupo, incluindo assim os princípios e condutas que sustentam a ordem e a harmonia social. 2. Enumere e explique as cinco características principais do pensamento mítico.
a) Oralidade: Significa o culto e cultivo da memória vivida na experiência do poder celeste da potencia divina que outorga identidade espiritual tanto à comunidade cultural quanto ao indivíduo que a esta pertence.
b) Concretude: o irrestrito império da imagem sensível, que é incontestável. É aquilo que se recorre à sensibilidade e sensação.
c) A importância dos nomes divinos e da palavra grega em geral: deve-se a que norteiam os aspectos fundamentais do mundo, e assim instauram, na multiplicidade do sensível.
d) O repertório de sinais divinos: nas aparências do mundo, mostram-se os sinais com que os Deuses comunicam seus desígnios aos homens. Os sinais requerem do homem uma atitude receptiva e inteligência interpretativa.
e) O nexo necessário entre verdade, conhecimento e existência: a complexa unidade de mito e de culto se dá na complexão em que se consubstanciam a presença de Deus no homem, a participação do homem no Deus e a imitação do Deus pelo homem. 3. Faça uma comparação entre Sócrates e os sofistas.
Ao trabalhar com Os Sofistas, Sócrates observa e questiona:
a) Os Sofistas buscam o sucesso e ensinam as pessoas como conseguí-lo; Sócrates busca a verdade e incita seus discípulos a descobri-la.
b) Os Sofistas é necessário fazer carreiras, Sócrates quer chegar à verdade, desapegando dos prazeres e dos bens materiais.
c) Os Sofistas gabam-se de saberem tudo e fazer tudo; Sócrates tem a convicção de que ninguém pode ser mestre dos