Questões Grécia - Filósofos Pré Socráticos e Sócrates
MATHEUS CORRADI FERREIRA BRANDÃO
Matrícula: 82241
QUESTÕES SOBRE TEORIA POLÍTICA GREGA
Pensadores: Filósofos Pré-socráticos e Sócrates
Disciplina: CIS 223 Prof. Paulo Toma
Viçosa
2014
Questão 1: Comente sobre a busca de matéria primordial pelos filósofos pré-socráticos e o conceito de “physis” (natureza).
Os filósofos pré-socráticos viveram o primeiro período do pensamento grego, denominado período naturalista, no qual o pensamento filosófico era voltado para o mundo da natureza, a ser estudado nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito. Esses filósofos caracterizaram-se pelo quase exclusivo interesse pelos problemas cosmológicos, ou seja, a busca do princípio (arché) das coisas. Alguns deles apresentavam concepções unitárias (monistas) para a arché, enquanto outros, pluristas. Como exemplo, tem-se os filósofos Tales de Mileto, Anaxímenes de Mileto e Xenófanes de Colofon, cujas archés são, respectivamente, a água, o ar e a terra. O termo “Physis” é entendido como “natureza”, não em seu sentido corriqueiro, mas como realidade primeira, originária, fundamental e persistente, em oposição ao que é secundário, derivado e transitório.
Questão 2: Comente sobre a distinção entre opinião e ciência proposta por Sócrates e a sua crítica à democracia ateniense.
A distinção entre opinião e ciência para Sócrates se dá a medida que ele opõe esses dois conceitos. A opinião (chamada de “doxa”), é criticada por Sócrates, visto que este analisava os juizos de valor dos sofistas como mera opinião. Desse modo, a ciência (chamada de “epísteme”) é o tipo de conhecimento defendido por Sócrates, que é o conhecimento objetivo, do qual decorre a verdade e que tem por finalidade o Bem. De acordo com este, a virtude é o domínio verdadeiro da própria atividade profissional e necessária para um governante.
É desse conceito que surge a crítica à democracia ateniense, que