Filosofia
A palavra "filosofia" vem do grego e é uma composição de duas palavras: philos e sophia, que significa amizade, amor (filos) pela sabedoria (Sofia) ou pelo saber. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e paixão pelo saber. É uma procura, uma busca, um desejo pelo saber.
A filosofia surge na Grécia antiga na transição do século VII para o século VI a. C. A palavra filosofia parece ter sido criada por Pitágoras, filósofo e matemático do século V a. C. Pitágoras era considerado um sábio, mas modestamente considerava que sábios, possuidores de toda a sabedoria, só os deuses. Ele e todos os homens não podiam ser sábios mas filósofos, ou seja, amigos do saber. O filósofo é assim aquele que procura o saber pelo prazer de saber e não aquele que pensa ser detentor de todo o saber. Sócrates considera mesmo “Só sei que nada sei” no sentido de ter a consciência de que não sabemos e, por isso, desejamos aprender. É a ignorância douta, ou seja, reconhecida, isto é, só quem admite que não sabe está preparado para querer e desejar saber. Para Platão, na origem da filosofia está o espanto e a admiração que nos leva a refletir de forma racional sobre o homem e a natureza.
Os primeiros filósofos foram Tales, Anaximandro e Anaxímenes de Mileto na Jónia (Ásia Menor) e preocuparam-se com questões cosmológicas. Sócrates é considerado o pai do espírito e da atitude verdadeiramente filosófica de humildade e desejo de saber e orienta a filosofia para questões de natureza antropológica, ou seja, relacionadas com o ser humano. Conjuntamente com Sócrates, Platão, seu discípulo e Aristóteles são considerados os grandes filósofos da antiguidade.
Filosofia - O rompimento com o mito.
Historicamente na filosofia grega são compreendidas diferentes períodos:
Período homérico – A cultura é praticamente construída em cima dos textos de Homero, Ilíada e Odisseia, e de Hesíodo, Teogonias. É a época da explicação mítica.
Período arcaico ou