Questões Caso Brahma e Antarctica
Questões:
1- Brahma e Antarctica sempre foram velhas e tradicionais concorrentes. Por que substituíram a competição agressiva pela associação e cooperação?
R – Porque chegaram a conclusão que essa megafusão geraria uma das 5 maiores empresas engarrafadoras do mundo, assim como a maior empresa privada nacional. Como a intenção das empresas era ganhar o mercado internacional, em especial a Alca, a união das empresas mudou o foco de “superar a concorrência” para a “conquista do mercado internacional”.
2 – Faça um cotejo entre possíveis vantagens e desvantagens da megafusão para cada uma das empresas envolvidas.
R – A única desvantagem é a provável redução no quadro funcional, tendo em vista o fato da redução de custos com a logística, agora integrada, e a unificação de fábricas localizadas em áreas muito próximas. Outra provável desvantagem, apesar de ser passageira, foi a unificação da administração das duas empresas: fazer arqui-rivais de outrora trabalharem juntos em prol do bem comum não deve ter sido muito agradável. Vantagens são muitas, todas para a empresa (nenhuma para o quadro funcional). Podemos citar a redução com marketing, custos de logística, deve ter havido uma redução no quadro funcional da linha de produção, assim como diversos fatores que só aumentaram os lucros da empresa.
3 – No seu ponto de vista, quais os fatores que levaram a essa megafusão?
R – O principal fator, sem sombra de dúvida, foi o lucro. Seja pela redução de custos, internacionalização ou por poucos concorrentes à altura, tudo isso gerou maior lucro para a empresa.
4 – Como ficará a administração na nova companhia em mãos de tradicionais inimigos que nunca se bicaram?
R – O método mais racional para gerar a nova administração é retirar o que cada empresa tem de melhor. Os conflitos serão inevitáveis e necessários: os administradores serão obrigados a sair de sua “zona de conforto” e se adaptar a novas práticas de