Ambev
O objetivo deste artigo é estudar como as fusões entre as empresas impactam no cenário econômico. Como prosseguem as empresas no período pós-fusão.
Citaremos o caso da Ambev(American Beverage Corporation). A fusão entre duas grandes cervejarias, que representam a bebida alcoólica mais consumida no Brasil.
Como foi o inicio de ambas no mercado até o aceite da fusão. Como foi o impacto da fusão no mercado, ou seja, se a fusão deixou a indústria cervejeira mais concentrada, e, se ocasionou aumento de preços para os consumidores.
Introdução
Podemos dizer que a fusão de sociedades é a reorganização de capitais, visando à concentração das participações das empresas no mercado, pela união de duas ou mais empresas, formando uma nova sociedade que sucederá as fundidas em direitos e obrigações, extinguindo as empresas fundidas, mas não as dissolvendo em razão da sucessão dos direitos e obrigações pela nova sociedade. Diante desse cenário estudaremos a fusão de 02 grandes cervejarias.
Em 1º de julho de 1999, foi anunciada a fusão da Companhia Antarctica Paulista e da Companhia Cervejaria Brahma, para criar a AmBev.
No Brasil, nas últimas décadas do século XX registrou-se um aumento significativo no número de empresas que optaram pelas fusões, alterando desta forma, certos padrões de gestão, produção e emprego (BARROS, 2003). Apesar de haver uma forte tendência para o aumento das fusões entre as empresas, tanto no Brasil como no mundo todo, deve-se levar em consideração a formação de concentrações de mercado e desigualdades de concorrência.
Para prevenir que os oligopólios tomem atitudes que reduzam a competição entre as firmas oligopolistas, o governo brasileiro criou o CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica, que está vinculado ao Ministério da Justiça para orientar e fiscalizar possíveis abusos de poder econômico. O CADE utiliza as leis antitrustes para proteger os interesses dos consumidores assegurando a concorrência justa no mercado.
A