QUESTÕES ATUAIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
GEOGRAFIA - NOTURNO
EDUARDO PETERS PLATAIS FREIRE
QUESTÕES ATUAIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Rio de Janeiro
2012
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho fizemos uma análise da educação brasileira, nos seus primeiros anos de escolaridade. E a partir dessa análise desenvolvemos uma discussão de como a forma atual de escolarização afeta a formação do cidadão social adulto.
Usamos os ensinamentos de Foucault, Vigotsky, Freinet, e outros educadores para basear a nossa análise. Pois temos uma verdadeira preocupação com relação ao jovem que não consegue usar a sua criatividade em sua totalidade. Criatividade para sair de situações, entender notícias, analisar resultados.
Pensamos em realizar essa discussão, pois muito nos preocupa o quão ruim esta a situação da educação brasileira, na formação de base, e em que profissional ele se tornará.
CAPÍTULO I – A BASE DA EDUCAÇÃO
Nesse capítulo iremos abordar a questão muito atual da educação pública brasileira: o descaso e as suas consequências.
“O governo não quer uma população capaz de fazer pensamentos críticos. Ele quer trabalhadores obedientes. Pessoas inteligentes o suficiente prá controlar as máquinas, e burras o bastante prá aceitarem, pacificamente, a própria situação.”
George Carlin
Este pensamento não pertence a nenhum educador famoso, nem nenhum filósofo famoso, trata-se de uma pessoa comum, ator, humorista. Mas a verdade que tem nessa frase pode ser aplicada à maioria dos Governos.
Como se cria um grupo social que não pensa? Não questiona? Obedece, o suficiente para sobreviver? A resposta: a escola.
Existem vários educadores que trazem ideias revolucionárias e inovadoras, por exemplo, Henri Wallon, Célestin Freinte, Lev Vigotsky, José Carlos Libâneo, Paulo Freire, Edgar Morin, sem deixar de mencionar todos os autores da mais nova pedagogia social. Mas na verdade parece que as escolas preparadoras de professores utilizam os