Gestão de Desempenho
Winer é uma fábrica especializada na produção de roupas para prática de esportes. Depois de duas décadas de crescimento, a empresa começou a dar sinais claros de desgaste no modelo de gestão e perda de vitalidade. Foi, então, contratada uma empresa de consultoria, que, entre outras medidas, sugeriu a implantação de um programa de gestão de desempenho.
Os consultores encarregados da implantação desse sistema entrevistaram Jonas, fundador e principal gestor da fábrica, para saber suas expectativas em relação à gestão de desempenho. Ele disse expectativas:
- Esperar que o sistema a ser implantado subsidie futuros processos decisórios sobre funcionários que precisam ser demitidos.
- Ele reconhece que tem, muitas vezes, agido de forma paternalista e que precisa atuar com mais rigor na gestão dos funcionários.
- Também alegou que, possivelmente, cortes na folha de pagamento terão de ser realizados, e que os resultados da avaliação de desempenho poderão se constituir no principal critério para escolha dos demitidos.
Ele afirmou que os resultados obtidos por cada empregado poderão também conduzir a um sistema mais objetivo de distribuição dos bônus anualmente concedidos pelo programa de remuneração variável. Além disso, revelou ter ciência do descontentamento que o sistema atual de cálculo das bonificações tem gerado em diversos funcionários.
Outro interesse manifesto foi a definição mais segura de quais funcionários possuem maior potencial para serem conduzidos a cargos de supervisão. Isso porque já houve diversos problemas em consequência de promoções mal sucedidas. Em várias ocasiões, empregados que eram muito bem vistos enquanto ocupavam funções técnicas e operacionais revelaram-se um verdadeiro desastre depois de nomeados para cargos gerenciais.
Jonas disse, ainda, que esperava que a avaliação de desempenho a ser implantada fosse bem objetiva, baseada em medidas quantitativas que possam gerar uma pontuação final para cada avaliado de