QUESTÃO SOCIAL
Considerando que nossa historia foi construída por desigualdades e injustiças as Políticas Publicas de proteção social surgem com o efeito de minimizar tais acontecimentos na sociedade.
Atualmente as políticas públicas estão voltadas para as áreas de segurança, educação, saúde, transporte, entre outros. Além de suas tradicionais demandas trabalhisticas.
A presente pesquisa tem por objetivo compreender e identificar os conceitos importantes sobre o tema, as suas condições e surgimento histórico, como também a construção de toda a mudança ocorrida nas políticas de saúde.
2.DSENVOLVIMENTO
Mediante todos os problemas que uma sociedade apresenta, as políticas públicas surgem como uma forma de amenizar as desigualdades e distorções existentes, conseguindo tais projetos através de reivindicações.
Entende-se por política pública um conjunto de ações que são realizadas pelo Estado tendo uma participação da sociedade e em muitos casos não, tendo como foco sempre a garantia dos direitos sociais.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, saúde é um dever do Estado que dá direitos iguais a todos os cidadãos, que é garantido mediante políticas sociais visando sempre a diminuição, proteção e recuperação das doenças juntamente com um serviço igualitário. O Sistema Único de Saúde (SUS) é um conjunto de ações e serviços de saúde prestados por vários órgãos, onde suas funções são mantidas por o poder público.
Muito antes da criação do SUS o Estado não mantinha nenhuma obrigação em relação a saúde da população , tinham o lema de que cada um cuidasse de sua própria saúde e que só haveria intervenção maiores quando o quadro era considerado grave ou apresentasse algum risco de epidemia.
As primeiras leis sociais no Brasil só surgiram no final do século XIX, após alguns movimentos operários e campanhas sanitárias, como também de reformas de órgãos federais. No ano de 1930 foi criado o Ministério da educação e saúde pública, tendo como principal mediador