EST 2014
VASOS E CALDEIRAS
Atividade 1 - Nesta unidade iremos refletir sobre as atividades relacionadas à presença de vasos e caldeiras em uma empresa. Lembre-se que estas atividades podem vir a ser explosivas, obviamente se não houver os cuidados necessários. Todo o trabalho é relacionado a prevenir o acidente, pois este normalmente quando ocorre é fatal.
A partir da leitura da Unidade I – Caldeiras e Vasos de Pressão, julgue os itens abaixo em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e justifique.
(V) Pressão Máxima de Trabalho Permitida (PMTP), ou Pressão Máxima de Trabalho Admissível (PMTA), é o maior valor de pressão compatível com o código de projeto, a resistência dos materiais utilizados, as dimensões do equipamento e seus parâmetros operacionais.
Justificativa: Ter válvula de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou inferior a PMTA, instrumento que indique a pressão do vapor acumulado, injetor ou outro meio de alimentação de água, independente do sistema principal, em caldeiras combustível sólido, sistema de drenagem rápida de água, em caldeiras de recuperação de álcalis, sistema de indicação para controle do nível de água ou outro sistema que evite o superaquecimento por alimentação deficiente.
(V) Para o cálculo da PMTA é considerado apenas as dimensões e geometria de cada parte específica da caldeira, ou seja, o diâmetro e a espessura das suas partes.
Justificativa: É importante destacar que o valor da PMTA pode alterar-se ao longo da vida da caldeira em função da redução da resistência mecânica dos materiais, redução de espessuras dos diferentes componentes, etc. A atualização dos valores da PMTA deve ser feita, em conformidade com procedimentos escritos existentes no prontuário da caldeira
(V) Os documentos que acompanham a caldeira obrigatoriamente quando esta é vendida são o Registro de Segurança e o Projeto de Instalação.
Justificativa: O Registro de Segurança também poderá acompanhar a caldeira a critério do estabelecimento