Doutrinas do seculo XIX
Como conseqüência das mudanças provocadas pela Revolução Industrial, surgiram no século XIX, uma série de doutrinas de caráter social.
Movimento dos Operarios
LUDISMO
Em meados de1810, sob a liderança de Ned Ludd, operários protestaram quebrando máquinas, por considerá-las culpadas pela exploração e pelo desemprego;
CARTISMO
Em 1838, os trabalhadores ingleseslançaram a Carta do Povo, documento no qual reivindicavam o sufrágio universal masculino e o direito de elegerem representantes
SINDICALISMO
Os proletários começaram a se organizar emassociações para defender seus direitos e lutar por suas reivindicações;
SOCIALISMO UTÓPICO
Pretendia transformar o capitalismo a partir de reformas graduais feitas pelo próprio Estado. Principais representantes: SAINT-SIMON (sociedade planejada por cientistas); LOUIS BLANC (Oficinas Nacionais); CHARLES FOURIER (Falanstérios); ROBERT OWEN (Trade Unions e Cooperativismo).
SOCIALISMO CIENTÍFICO
Pretendia eliminar o capitalismo pela via revolucionária e substituí-lo pelo socialismo, para, posteriormente, atingir o comunismo puro. Principais representantes: KARL MARX e FRIEDRICH ENGELS (O Capital, O Manifesto Comunista, A Ideologia Alemã, etc.): Materialismo histórico e dialético; ditadura do proletariado; fim da propriedade privada; socialização dos meios de produção; luta de classes; a mais-valia; internacionalismo revolucionário; ateísmo.
SOCIALISMO CRISTÃO
Criado a partir da Encíclica RERUM NOVARUM (1891), escrita pelo Papa Leão XIII, defendia a harmonia social pelo exemplo de Cristo e a negociação direta entre patrões e empregados.
ANARQUISMO
Defendia o fim do capitalismo e do Estado e sua substituição imediata pelo comunismo puro e rejeitava o socialismo. Principais representantes: PIERRE-JOSEPH PROUDHON (O Que É A Propriedade); MIKHAIL BAKUNIN (Deus E O Estado); KROPOTKIN (Ajuda Mútua); GIUSEPPE MALATESTA.
SINDICALISMO
O Estado seria substituído por sindicatos de trabalhadores.