questão social
1 - INTRODUÇÃO...................................................................................................
2 - DESENVOLVIMENTO....................................................................................... 2.1 – Conceito de Deficiência...........................................................................
3 - VIOLÊNCIA E DESIGUALDADE SOCIAL .......................................................
4 - VIOLÊNCIA E O DEFICIENTE FÍSICO ...........................................................
5 - VIOLÊNCIA E O CONHECIMENTO DO DIREITO ........................................
6 - CONCLUSÃO....................................................................................................
7 - REFERÊNCIAS................................................................................................. 4
5
5
5
6
8
9
10
1 – INTRODUÇÃO
A atual questão social refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista começando pela degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho, e isso ocorre quando o estado passa a se retirar do campo social com cortes, privatizações e etc.
O povo se vê desvalido de direitos sociais básicos, enquanto que as elites políticas não articulam democracia política com democracia social, pois o país é uma das maiores economias do mundo e também é uma das maiores desigualdades sociais.
A questão social tem sido o espinho no pé desse país, mas não se procura encarar o problema como ele verdadeiramente é, quando jogam-na no campo da filantropia e não um caso da nação como um todo, vendo-a como algo que está aquém e além das nossas vidas, como se fosse irreal.
Os problemas sociais foram uma constante no Brasil desde tempos imemoriais, encaradas como coisa da filantropia alheia, mesmo no decorrer do tempo, com o surgimento das grandes cidades, quando tais problemas se tornaram mais agravantes. Com as mudanças