Questão Social
SERVIÇO SOCIAL
MARISE MONTEIRO
QUESTÃO SOCIAL
Petrópolis
2013
MARISE MONTEIRO
QUESTÃO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Interdisciplina]: Sociologia, Ciência Política, Filosofia, Metodologia Científica e FHTM do Serviço Social II.
Orientador: Prof. (s): Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Sergio Goes e Rosane Malvezzi.
Petrópolis
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO: O termo “Questão Social” tem atravessado a história assumindo renovados conceitos e tem sido analisado por pensadores, analistas sociais e cientistas políticos, os quais nem sempre chegam a um ponto de concordância quanto ao seu significado e importância. Como objeto principal do trabalho do Assistente Social, a questão social é vista sempre numa perspectiva contemporânea sem, porém, desprezar os acontecimentos passados. As constantes transformações (aparentemente, diga-se de passagem) da relação capital-trabalho, as novas roupagens dos sistemas políticos de cada geração, fazem emergir novas expressões da questão social. O presente trabalho se propõe a analisar o percurso histórico da questão social, como a sociedade brasileira tem lidado com as expressões da mesma na época atual, bem como o seu impacto na juventude. Em tempos de internet, redes sociais e comunicação instântanea, é preciso acender a luz da reflexão e debate sobre esse assunto e suas consequências.
Fatos históricos da Questão Social Com o advento irreversível da Revolução Industrial, onde a mecanização do trabalho produziu uma cisão imensurável entre os detentores do capital e os que ofereciam a força de trabalho. O proletariado foi submetido a um estado