questão social
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO Questão Social
A questão social originou-se na Europa no século XIX, com a queda do sistema feudal e a implantação do sistema capitalista trouxe grandes impactos a sociedade, gerando assim um conjunto de expressões das desigualdades sociais, o processo de urbanização e industrialização, deu origem a o empobrecimento da classe operária, gerando muitos conflitos por parte do proletariado, que não aceitava mais viver em condições muito precárias e serem explorados pela burguesia. Por anos existe em nossa sociedade vários problemas sociais, uns mais acentuados do que os outros. Mas com o passar do tempo surgiu por parte de toda a sociedade e do poder público, a preocupação em saber quais eram e quais são até os dias atuais, o motivo para tantas disparidades sociais. Iremos abordar nesse trabalho todos os reflexos das questões sociais no passado e no presente, o que mudou até os dias de hoje.
2 DESENVOLVIMENTO
A concepção de questão social está enraizada na contradição capital x trabalho, em outros termos, e uma categoria que tem sua especificidade definida no âmbito do modo capital de produção. A concepção de questão social mais difundida no Serviço Social é a de CARVALHO IAMAMOTO, (1983, p.77):
” A questão social não e senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a