Estudante
HISTORICO
A Coelba foi constituída em 28 de março de 1960 e contribuiu, desde o início, para o crescimento do Estado. Controlada pelo governo estadual, a Empresa passou a atender a 21 localidades, um serviço que até meados do século passado era realizado por prefeituras e algumas companhias. Incorporando aos poucos os serviços prestados pelos municípios e demais concessionárias, em 1977 a Empresa atingiu a marca de 500 mil clientes.
O edifício-sede é inaugurado quatro anos depois, em Salvador, onde a Empresa está instalada até hoje. Já em 1982, deu início à operação do sistema de atendimento telefônico ao consumidor. Cinco anos depois passava a distribuir energia para todas as sedes municipais do Estado da Bahia, com a energização de Mansidão e Buritirama.
Na década de 90, a Coelba volta-se para a modernização empresarial e para a busca da satisfação plena dos seus clientes ao adotar a Qualidade Total. Foi a primeira concessionária de energia da América Latina a construir, em 1993, uma subestação totalmente digitalizada, a SE Candeal, localizada em Salvador.
A Coelba foi privatizada em 31 de julho de 1997 ao preço de R$ 1,73 bilhão, em leilão vencido pelo consórcio Guaraniana S.A., composto pela Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), o Banco do Brasil Investimentos e a Iberdrola. A partir de outubro de 2004, com o objetivo de destacar o foco de seus negócios, direcionado para a qualidade de serviços, resultados e rentabilização de ativos, a holding passou a se chamar Neoenergia.
ISO 14001:
Conjunto de normas internacionais que especifica um processo para controlar e melhorar o desempenho ambiental de uma empresa.
2.1. Organização e Gestão
A Empresa adota a gestão por processos em todas as suas atividades finais e de suporte com o objetivo de garantir a qualidade da distribuição de energia elétrica e atender às exigências regulamentares e às necessidades dos clientes. Todos os seus processos