atps
Esse experimento foi realizado visando a identificação, do ponto de vista bioquímico, a interferência de fatores externos como a temperatura, o pH, na atividade enzimática de um determinado alimento, e as mudanças da composição bioquímica do mesmo devido à atividade enzimática. Como sabemos as enzimas são muito especificas, tanto em relação ao substrato, como também em relação à temperatura e o PH.
O escurecimento enzimático é uma reação que ocorre em frutas e vegetais que quando expostos ao ar, ocorre à transformação de compostos fenólicos (presentes em vegetais e frutas) em Polímeros. Essa reação muitas vezes causa mudanças indesejáveis nos alimentos, causando além do escurecimento do alimento, a degradação do aroma e do valor nutricional. As principais enzimas relacionadas com esse processo são a polifenoloxidases e as peroxidases.
METODOLOGIA
Nesse experimento o grupo utilizou uma batata como o alimento a ser analisado. Com a ajuda de uma faca, cortamos a batata ao meio, protegemos suas metades de contato direto com insetos, e as deixamos expostas ao ar livre por uma hora. Após esse tempo voltamos a analisar a batata para fazermos as comparações e conclusões.
DISCUSSÃO E CONCLUSÃO
No começo desse experimento, realizamos o corte da batata e registramos por meio de fotos o estado dela, para que depois ela possa servir como um controle, e comparação após a ação enzimática. As fotos tiradas seguem abaixo:
Como se podem notar nas imagens as metades das batatas estavam bem claras e úmidas logo após o corte. Passadas uma hora após o corte novas fotos foram tiradas para efeito de comparação, e já foi possível notar as diferenças.
A batata é um alimento rico em fenólicos, quando a batata não estava cortada e nem lesionada, esses fenólicos não entravam em contado direto com o ar, nem com o oxigênio, oque impedia a ação das enzimas polifenoloxidases e peroxidases. A partir do momento em que nós fizemos o corte da batata, nós a expusemos ao