Questão social
ALUNO- ANTONIA CRISTIANA RIBEIRO SILVA
ESCOLA TELINA BARBOSA COSTA – CURSO EJA MEDIO (D)
Prof.ª DAGMAR
O Que é reprodução?
A reprodução se dá de forma espontânea e é um processo cujo objetivo principal é a propagação da espécie. Ela é fundamental para que a vida siga o seu ciclo e para que a espécie se mantenha.
Existem dois tipos de reprodução: sexuada e assexuada. Na reprodução assexuada o organismo envolvido, através de um processo específico, se ‘duplica’, formando assim um organismo exatamente igual àquele original (clone). Com isso, não há varibialidade genética, pois não há mistura de genes dificultando a adaptação do indivíduo no ambiente em que vive e a evolução da espécie. A reprodução sexuada é o tipo de reprodução mais generalizado e importante do ponto de vista evolutivo, pois ela caracteriza-se por reunir, num mesmo descendente, genes provenientes de dois indivíduos diferentes (pai e mãe), para a criação de um novo ser que herdará genes provenientes de cada um deles. Isso resulta de dois processos complementares, a meiose e a fecundação. Através da meiose, formam-se células reprodutoras (gametas) haplóides, isto é, que contém apenas metade do número de cromossomos da célula que entrou em meiose. Assim, na espécie humana, os espermatozóides e ovócitos (diplóides) têm 46 cromossomos, e os gametas (espermatozóides e óvulos) que deles derivam por meiose, têm 23 cromossomos. A fecundação consiste na união do gameta, masculino (espermatozóide) com o feminino (óvulo nos animais, oosfera nos vegetais). Neste trabalho abordaremos em particular assuntos relacionados à Reprodução Humana.
Liberação de espermatozóides
Os espermatozóides são produzidos nos testículos. Durante a relação sexual, músculos lisos se contraem e lançam espermatozóides desenvolvidos da extremidade do epidídimo através de um tubo longo localizado dentro do corpo, bem abaixo da bexiga. E então, os