questoes
CENTRO DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO E TRABALHO
DOCENTE: ANA PAULA
DISCENTE: THAMIRES THAYANE COSTA DO NASCIMENTO – 11317141
Questões – Texto: Gentili
JOAO PESSOA – PB
2014
No texto, o autor discute a relação trabalho e educação, apresentando como tal relação tem mudado ao longo da história, dando destaque às mudanças no contexto contemporâneo, marcado pela globalização neoliberal.
1. A relação trabalho e educação é explicada, inicialmente, a partir da Teoria do Capital Humano. Como foi a formulação original dessa Teoria, pautada no vínculo quase linear entre educação e trabalho?
O discurso corrente sobre essa relação tende a valorizar os efeitos da escolaridade diante da renda obtida pelos trabalhadores e das suas chances de inserção no mercado de trabalho. Esta teoria vê a escolarização como porta de acesso a maiores níveis de renda individual.
2. No texto, o autor comenta a desintegração da promessa integradora dessa Teoria, que ocorreu nos anos de 1970, quando a Era de Ouro do Capitalismo entrou em crise. Em que consistiu tal desintegração?
A crise capitalista dos anos setenta marcou o início de uma profunda desarticulação dessa promessa integradora em todos os seus sentidos. Começou a produzir-se de forma definida nos anos oitenta, justamente num contexto de revalorização do papel econômico da educação que começaram a enfatizar a importância produtiva dos conhecimentos.
3. A partir das décadas de 1980-1990,a Teoria do Capital Humano sofre novo impacto. Entretanto, assume novo impulso e dinamismo. Como ela se revigora? Explique:
A desintegração da promessa integradora implicou a construção de uma nova esperança, só que desta vez muito mais arriscada para os indivíduos e comum custo social cuja evidência não expressava outra coisa senão a natureza estruturalmente excludente dos novos tempos: a empregabilidade. Surgindo a defesa da promessa individual,