inteligencia artificial
ALUNO: WAGNER T. R. DO AMARAL
PROF: WELLINGTON PINHEIRO DOS SANTOS
1º)
Não existe uma definição geral e completa do que seria Inteligência Artificial, mas podemos dizer que um sistema inteligente é aquele que apresenta capacidade para raciocinar, planejar, resolver problemas, ter ideias, armazenar conhecimento, comunicar-se através de uma linguagem e aprender. Portanto a Inteligência Artificial é o que usamos quando não se consegue fazer algo.
A utilização de um algoritmo para a realização da extração de conhecimento de uma base de dados médica, para a geração automática de uma rede bayesiana, sendo esse processo intermediado por um especialista já é uma realidade no sistema de saúde. Estas redes também possuem aplicações na área médica que não envolva diagnóstico, como por exemplo, aplicações voltadas para a área de bioestatística que envolve questões sobre fatores de risco e complicações.
Um exemplo de aplicação é o Clinical Data Mining que é utilizado para identificar as melhores terapias para diversas doenças, explorar os fatores de sucesso e insucesso em cirurgias e determinar padrões diversos. Tem o objetivo de tornar explícitas informações contidas em uma base de dados. Essa extração de informações é feita através da filtragem de informações armazenadas. Para que a descoberta de novos dados seja feita, é necessária a criação de padrões. Onde eles devam esclarecer quais as normas para a análise dos dados. Possibilitando ao sistema uma filtragem eficaz e segura.
Portanto concluiu-se que um sistema que possua essas características poderá beneficiar não somente os pacientes, mas também os médicos e pesquisadores. Tendo em vista que os mesmos poderão contar com um grande acervo de dados para suas consultas.
Fonte:
Notas de aula
http://sciencelib.net/files/Russell%2CNorvig%20-%20AI%20-%20Artificial%20Intelligence%20A%20Modern%20Approach%20-%202nd%20Edition.pdf