Questionário relações inter-pessoais e suas formas de intervenção
R: Depende de suas aquisições pessoais adquiridas em seu passado e presente.
2. O relacionamento interpessoal pode tornar-se e manter-se harmonioso ou não. Quais os fatores determinantes para a geração da desarmonia?
R: Os fatores que tendem a gerar desarmonia num relacionamento interpessoal são os conflitos e tensões que levam à desintegração de esforços e dissolução do grupo.
3. Qual o papel da empatia nas relações interpessoais?
R: A empatia atua diretamente no repertório de condutas e na flexibilidade de comportamento.
4. O que precisamos para desenvolver a sensitividade social e a flexibilidade de comportamento?
R: Precisamos de um melhor conhecimento de si próprio e de outros tipos comportamento e atividade, em razão de conflitos interiores que não conseguimos resolver, assim como melhor compreensão dos outros, interpretando-os pelo que eles são e não pelo que desejaríamos que eles fossem e finalizando, melhor convivência em grupo, pela percepção dos vários comportamentos em grupo, seu funcionamento e a interação dos indivíduos.
5. Há seis itens fundamentais no desenvolvimento de aptidões para um relacionamento com mais eficiência. Quais são esses itens?
R: Os seis itens são: como ouvir, como informar, como elogiar, como dialogar, como avaliar e como disciplinar.
6. O que gera um posicionamento antagônico numa relação interpessoal?
R: A partir de divergências de percepção e idéias, as pessoas se colocam em posições antagônicas, caracterizando uma situação conflitiva.
7. Onde se encontram os conflitos numa relação interpessoal?
R: Os conflitos interpessoais se encontram nas relações de indivíduo com o grupo, dos indivíduos entre si, do grupo com outro, do dirigente com o grupo, do indivíduo com o líder.
8. Cite alguns itens apresentados na diagnose do conflito.
R: Natureza do conflito, razões subjacentes, grau de extensão, intensidade