psicologia ambiental
Alunas: Ariadne Lisboa e Quezia Paes
CARACTERÍSTICAS
A Psicologia Ambiental teve seu início na década de 60;
É uma área da ciência psicológica mais geral;
Analisa como o comportamento das pessoas pode atingir o ambiente à sua volta e como os aspectos social e físico do ambiente pode interferir no comportamento das pessoas;
Surgiu visando trazer soluções eficientes para problemas do aspecto: ambiente-comportamento;
Realiza uma análise sistemática das interrelações de ambiente e indivíduo;
É estudada como uma unidade e não de forma fragmentada.
Na década de 70 do século passado, surgem pesquisas sobre relações entre seres humanos, ambiente físico e problemas ambientais, mas ainda não consideravam a influência mútua entre pessoa e ambiente, é quando a Psicologia Ambiental ganha o caráter de disciplina. Na década de 80, surgem os cursos universitários, firmando a área e, na década de 90, a Psicologia Ambiental passa por uma reestruturação averiguando formas de melhoria da qualidade de vida das pessoas em seu ambiente sócio-físico (FERREIRA, 2004; FREIRE e VIEIRA, 2006).
Moser (1998, p.121) diz que a:
Psicologia Ambiental estuda a pessoa em seu contexto, tendo como tema central as "inter-relações" – e não somente as relações – entre a pessoa e o meio ambiente físico e social.
Segundo Moser (2005), a Psicologia Ambiental criou conceitos como cognição ambiental, mapeamento mental, história residencial, identidade ambiental, percepção de aglomeração, etc. e, por isso, é uma disciplina e não apenas um ramo da Psicologia.
Possuindo uma “dupla-personalidade": Psicologia e Ambiente, a Psicologia Ambiental formou-se a partir de duas grandes raízes teóricas. A externa, formada por disciplinas distantes da Psicologia: Arquitetura e Planejamento Ambiental, Geografia e Ciências Bio/Ecológicas e também uma crescente preocupação das ciências naturais pelos problemas ambientais e o papel desempenhado pelo ser