questionário qualidade software
1) Qual a diferença entre o CMM (Capability Maturity Model) e o CMMI (Capability Maturity Model Integration)?
R: O CMM é direcionado para qualidade de software e o CMMI tem uma abrangência mais ampla e considera a integração de todas as áreas de conhecimento de uma organização.
2) Quais são os 5 níveis de Maturidade de Processo de Software, segundo o modelo SW-CMM?
R: Nível 1 – inicial; Nível 2 – repetitivo; Nível 3 – definido; Nível 4 – gerenciado; Nível 5 – otimizado.
3) Cite duas características básicas dos processos de software de organizações que, segundo o modelo SW-CMM, se enquadram no nível de maturidade 1 – Inicial.
R: Processo imprevisível e caótico não possui KPA’s definidas.
4) O modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration) é estruturado em PAs (Process Area – Área de Processo), sendo que cada PA consolida práticas relacionadas em uma área, as quais, quando executadas de forma coletiva, atendem à consecução de um conjunto de metas importantes para se obter melhorias nessa área. Diante dessa afirmação, conceitue o que são Metas Específicas e Práticas Específicas no âmbito de uma PA.
R: Uma prática específica representa uma atividade considerada importante no atendimento da meta específica associada à mesma. Elas se aplicam a uma Área de Processo particular, que estão relacionadas à dimensão do processo, descrevem o que deve ser implementado para satisfazer a área de processo.
5) O modelo CMMI permite duas formas de representações de resultados: Contínua (baseada em níveis de Capacidade. e Por Estágios (baseada em Níveis de Maturidade). Qual a diferença na utilização dessas duas representações?
R: A representação contínua tem mais práticas específicas que a representação em estágios, porque tem dois tipos de práticas específicas, básicas e avançadas, enquanto a representação em estágios possui apenas um tipo de prática específica.
6) Quais são os 6 Níveis de Capacidade de Processo de SW, segundo o