Sistema de gerenciamento de biblioteca
GERENCIAMENTO DE BIBLIOTECAS
Carolina Glayce Gomes glayce2005@gmail.com Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Campus Arcos
Avenida Yolando Sebastião Logli, 255 – Bairro Brasília – Arcos – MG - Brasil
1 INTRODUÇÃO
A biblioteca é caracterizada pelo seu dinamismo, devido ao seu constante movimento de adaptação ao meio ambiente. Ela também se caracteriza pelo evolucionismo uma vez que apresenta um processo gradual de desenvolvimento possibilitando, assim, incorporar os novos padrões e costumes sociais, atender as necessidades informacionais da sociedade e servir de alicerce para avanços futuros.
Quando se fala em automação de bibliotecas estamos discutindo aspectos relacionados à utilização de computadores e software que gerenciam suas atividades Estes sistemas computacionais se concentram nas atividades de encomendas e aquisição de materiais, catalogação, catálogos em linha de acesso público, controle de circulação, controle de periódicos e empréstimos entre bibliotecas. Uma vez que estes sistemas auxiliam no processo de gestão de bibliotecas, sua introdução auxilia no processo de padronização, aumento da eficiência, cooperação e melhores serviços.
As principais razões que justificam a opção por um sistema informatizado, de acordo com Rowley (1994), são que os sistemas informatizados podem ser mais baratos ou mais eficientes. Os dados serão inseridos uma única vez e, daí por diante, poderão se acessados e modificados. Outro motivo é que os sistemas podem propiciar a introdução de serviços que não existiam antes e assim ajudar no processamento de um volume maior de trabalho.
Uma das principais vantagens de um sistema informatizado é a facilidade de reorganizar e selecionar registros para a produção de diferentes saídas.
Todas as atividades de gerenciamento de bibliotecas estão voltadas para o controle do acervo. O sistema de gerenciamento controla as atividades essenciais